Como obter uma arquitetura escalável, robusta e preparada para a Black Friday?

Está chegando a data mais aguardada para muitos e-commerces e financeiras: a “temida” #BlackFriday! Isso porque, apesar das inúmeras e proveitosas oportunidades de negócio que a data proporciona no ambiente online, um e-commerce mal projetado pode levar tudo a perder – incluindo a credibilidade do cliente em relação à marca. Então para quê arriscar se é possível prevenir erros e preparar o e-commerce com uma arquitetura escalável, robusta e preparada para a Black Friday?

Quem dá as dicas é Bruno Almeida, COO e co-fundador da Rivendel Tecnologia:

Como a Rivendel pode ajudar um e-commerce a obter os melhores resultados de performance na Black Friday?

Bruno Almeida: Fazemos um trabalho preventivo de teste de carga e de tuning baseado na expectativa de volume de acessos. Isso historicamente tem gerado bons resultados pois não tivemos ambientes com indisponibilidade na Black Friday em nossos 5 anos de Rivendel. Em 2016 tivemos 11 clientes com promoção ativa.

Um dos principais problemas que os compradores encontram no ambiente de e-commerce é a instabilidade do site; Como solucionar esse problema em uma data tão importante?

Bruno Almeida: Para a estabilidade do site, precisamos executar o trabalho preventivo de teste de carga, para assim termos o número exato com o qual a infraestrutura será capaz de suportar usuários ativos em paralelo.

Outro problema encontrado é a lentidão na atualização do site, causando desistências de usuários no check-out. Como a Rivendel pode prevenir isso?

Bruno Almeida: Os testes visam avaliar o volume de usuários suportados e com qual tempo de resposta de cada página e sub-página (principais), para que dessa forma possamos ter as métricas claras de qual será o volume a ser suportado.

Qual o melhor serviço indicado para a Black Friday e porquê?

Bruno Almeida: Possuir uma arquitetura escalável, com camadas de cache e enfileiramentos garante que haja maior performance com maiores volumes de acessos.

Existe algum case de sucesso onde a Rivendel tenha conseguido melhorar o e-commerce de um cliente durante a Black Friday?

Bruno Almeida: Desde quando fundamos a Rivendel, em 2013, sempre tivemos clientes com promoções ativas durante a Black Friday, tanto clientes de e-commerce quanto instituições financeiras ou ferramentas de atendimento ao cliente como é o caso do site ReclameAqui. Nunca tivemos indisponibilidade na Black Friday por estruturas gerenciadas por nossas equipes. Isso só é possível pelo zelo com a arquitetura, performance e métricas que temos. No ano de 2016, foram 11 clientes em promoção, onde todo o gerenciamento dos ambientes foi feito pela Rivendel.

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