Amazon Route 53

AWS Route 53

O que é Amazon Route 53?

O Amazon Route 53 é um serviço de DNS (Domain Name Server) que permite com que os usuários criem, modifiquem e apaguem arquivos DNS de qualquer um de seus domínios. Ele foi projetado para oferecer de um modo confiável e de baixo custo o redirecionamento de usuários finais para aplicativos de Internet, traduzindo nomes como blog.mandic.com.br para endereços IP como 191.237.72.80 que são utilizados para os computadores se comunicarem entre si.

É possível usar o Route 53 para criar registros DNS para um novo domínio ou transferir registros DNS para um domínio existente. A sua API REST (que é como a aplicação se comportará), é simples e baseada em padrões, permite criar, atualizar e gerenciar registros DNS com facilidade.

Entre as vantagens de se utilizar o Route 53 estão a sua infraestrutura altamente disponível e confiável do AWS, que garante capacidade consistente de direcionar os usuários finais para seus aplicativos; é escalonável, para lidar com grande volumes de consulta sem interrupções; foi desenvolvido se utilizar com os outros serviços da AWS, como mapear nomes de domínios de instâncias EC2; é simples pois o Amazon Route 53 responde as consultas DNS em alguns minutos (também é possível utilizar sua API para criar um novo registro toda vez que uma instância EC2 é criada); é rápido pois direciona automaticamente seus usuários para a localização ideal oferecendo baixa latência de consulta para os usuários finais; é econômico porque você só paga pela gestão dos domínios por meio do serviço e do número de consultas que o serviço responde para cada um dos domínios; é seguro pois é especificado o que cada usuário dentro da conta da AWS tem acesso no Route 53 e é flexível, ou seja, permite que você designe a parte do tráfego que é designada a cada ponto final.

Como criar um domínio utilizando Route 53?

O Amazon Route 53 tem uma interface de serviço web que permite com que você comece a utilizá-lo em instantes. Para realizar a criação de um domínio que utiliza Route 53, basta seguir os passos a seguir:

  • 1. Registre seu domínio (ex. registro.br);
  • 2. No console do Route 53, clique em “Create Hosted Zone”;
  • 3. Coloque o nome de seu domínio e crie a Zona DNS (subdomínios);
  • 4. Retorne à listagem de Zonas DNS, selecione o domínio que você criou e clique em “Go to Record Sets”;
  • 5. Adicione uma nova entrada DNS do tipo “A” (Address Record), com o nome “www” e o valor, deve ser o IP Elástico associado ao seu servidor;
  • 6. Usando as ferramentas fornecidas pelo seu registro de domínio, atualize os endereços do servidor DNS, com os quatro servidores de nomes atribuídos ao Route 53, que estão listados na coluna (NS);
  • 7. Aguarde a atualização dos endereços DNS no domínio, isso pode levar até 24 horas.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.