Os 5 desafios de quem empreende na área de tecnologia

Toda empresa enfrenta desafios, principalmente quando está em crescimento, mas no caso da área de tecnologia, há algumas particularidades que devem ser observadas: se, por um lado, seu grau de risco é mais elevado, as mudanças nos rumos do mercado mais bruscas e o fato de trabalhar com produtos inovadores, que muita gente ainda não sabe que precisa é mais complicado; por outro, empresas tecnológicas têm potencial de escalar muito além do crescimento linear e contam com modelos de negócios em uma estrutura hierárquica menos rígida. Nesse sentido, as dificuldades podem ser encaradas como oportunidades.

Technology in the hands of businessmen

De acordo com a empresa de consultoria IDC, o setor de TI no Brasil já é o sétimo maior do mundo e está em pleno crescimento. Para que a sua empresa faça parte dessa realidade, elencamos aqui cinco desafios que você deve superar para garantir uma jornada empreendedora duradoura. Confira!

Provar que seu produto é útil

Produtos inovadores podem ser difíceis de introduzir no mercado. O ideal, nesses casos, é focar nas soluções que seu produto pode gerar para resolver problemas do público que você quer atingir.

Contar com um case de sucesso ajuda muito na hora de provar a utilidade do que sua empresa oferece, pois permite demonstrar na prática como seu produto funciona e quais são suas vantagens.

Vale também utilizar dados técnicos, principalmente se o produto ou serviço for mais complexo. Porém, seja objetivo e busque argumentos simples, sem jargões corporativos. Só assim seu possível cliente entenderá de fato o que seu negócio está oferecendo e porque ele precisa do seu produto.

Ter um produto ou serviço que não apresente bugs

Quem não se lembra da apresentação ao vivo do Windows 98 durante a Comdex’98, em que o aparecimento da famosa tela azul do Windows denunciou um bug no sistema operacional e deixou Bill Gates na maior saia justa? O caso virou piada e ainda gerou o termo “tela azul da morte”, usado sempre que o sistema apresenta um problema.

É importante ressaltar que, nessa situação específica, tratava-se apenas da apresentação de uma versão de testes, no entanto, o produto que vai ao mercado deve estar “redondo”, isto é, sem erros ou travamentos. Para isso, é imprescindível testar seus sistemas e serviços várias vezes antes de lançá-los.

Quando chegar às mãos do cliente, seu produto não pode nenhum tipo de bug, pois, além de prejudicar a credibilidade da sua empresa, isso poderá acarretar em prejuízos no desenvolvimento de soluções para os clientes que perderam oportunidades de negócios graças ao erro do seu sistema.

Se destacar no mercado

No mercado de tecnologia, a concorrência é bem acirrada, já que nem sempre é necessária uma estrutura muito grande (de espaço físico, equipe e investimento) para dar início ao desenvolvimento de um sistema ou produto digital. Com isso, milhares de soluções na área surgem a cada dia.

O mercado brasileiro de tecnologia, atualmente, está cheio de empreendedores criativos e capazes de lidar com imprevistos. Por isso, quem conta com organização e proatividade acaba saindo na frente e se destacando, desenvolvendo produtos diferenciados, de qualidade e com muita credibilidade.

Para fazer parte desse time, é preciso focar em quatro pontos fundamentais:

  • Contar com um ambiente de trabalho em que todos os envolvidos tenham oportunidades para contribuir com novas ideias;
  • ter conhecimento do seu nicho de atuação;
  • saber buscar investimentos que poderão ser aplicados não apenas nas melhorias de processos e produtos, mas também em estratégias de divulgação;
  • e ter paixão pelas soluções que o seu negócio oferece.

Formar uma boa equipe

Empresas de tecnologia geralmente surgem a partir de um grupo de sócios que possuem conhecimento na mesma área. A princípio, isso ajuda bastante no desenvolvimento dos produtos e serviços, porém, a partir do momento em que o empreendimento passa a crescer, é importante contar com profissionais que entendam de outras áreas, não somente dentro do universo amplo de profissionais de TI, mas também de pessoas com conhecimento em marketing, vendas e processos administrativos.

Uma boa saída é receber sócios que sejam mais experientes no mercado em si. Além disso, seus especialistas de TI precisam ter mais do que apenas habilidades técnicas: eles precisam ainda de conhecimento sobre gestão e sobre como lidar com pessoas.

Acompanhar as tendências do mercado

A Kodak revolucionou o mundo da fotografia na década de 90 comercializando máquinas fotográficas e filmes para todo tipo de consumidor. Até o surgimento dos equipamentos com sensores digitais. Hoje, a empresa é uma marca secundária no ramo porque perdeu o foco sobre o que estava acontecendo no mercado e quais rumos ele tomaria.

Para não perder o bonde da inovação, sua empresa precisa estar sempre atualizada sobre os últimos lançamentos e tendências. Atualmente, as principais tecnologias que os negócios nessa área precisam dominar para se manter competitivos são computação em nuvem, mobilidade, técnicas e análises de Big Data, Software as a Service (SaaS) e compliance. mas como os avanços são muito rápidos, esse cenário pode mudar no próximo ano. Sabendo disso, prepare-se para antecipar novidades.

E você, já se deparou com algum outro desafio para desenvolver sua empresa de tecnologia? Divida sua experiência com a gente nos comentários!

  • Adriano

    Sobre alguma técnica para precificação de produto ou serviço, como por exemplo, saber montar um orçamento que não seja tão complicado para o cliente entender. Tenho me deparado com esse tipo de problema diariamente.

21