Lean Startup: como otimizar os momentos do ciclo Lean dentro da sua startup

Aprender, Construir, Medir. Esses são os três passos básicos do ciclo Lean Startup. A metodologia defende que empreendedores empreguem esforços e recursos financeiros exclusivamente em ações que tenham foco no consumidor e realmente sejam necessárias para indicar a viabilidade do projeto. Todo o resto deve merecer a atenção dos gestores apenas em um segundo momento, quando a lucratividade da startup estiver comprovada. Essa estratégia poupa inúmeros desgastes físicos e emocionais nos casos em que os projetos se mostrarem inviáveis. Por outro lado, se o protótipo for vendável, o ciclo Lean garante ao empreendedor a certeza de que deve investir no negócio.

Lean Startup: como otimizar os momentos básicos do ciclo Lean

O método Lean parte do princípio de que startups vivem debaixo de constante insegurança e precisam validar suas propostas para conseguir sobreviver. Como não há garantias de que os testes serão positivos, quanto mais enxuto for o processo, melhor! Isso significa trabalho rápido para definição do conceito, construção de um projeto que atenda às necessidades do mercado e foco na comprovação da viabilidade da ideia, além de máxima redução de custos e riscos. O método pode ser mais ou menos eficiente, dependendo dos instrumentos utilizados pelo empreendedor. Para conseguir resultados ainda melhores, é possível lançar mão de estratégias de gestão e ferramentas tecnológicas adequadas ao desenvolvimento do Lean.

Quer entender melhor como otimizar os momentos básicos do ciclo Lean dentro da sua startup? Confira as dicas abaixo!

Trabalhe com cloud computing

A computação em nuvem é essencial para startups. Ela permitirá acesso ininterrupto (inclusive remoto) aos programas e redes internas, garantindo ainda ampla capacidade de armazenamento de dados. Tudo isso sem que haja necessidade de investimento em softwares, hardwares e outros equipamentos caros. Ou seja, com baixo custo, você conseguirá alto nível tecnológico para ancorar o trabalho da startup durante todo os momentos do ciclo Lean.

Escolha um bom desenvolvedor web

Startups são empresas em fase embrionária e, comumente, possuem equipes com pouca experiência. Isso significa capacidade reduzida para desenvolvimento do produto ou alguns de seus componentes — o que coloca em risco o ciclo Lean, especialmente nos momentos de construção e validação do projeto. Por este motivo, se você quer realmente obter sucesso, contrate um bom desenvolvedor web! Escolha uma empresa que tenha expertise comprovada no ramo de startups.

Profissionalize o gerenciamento

Para ter chances reais de se desenvolver, uma startup precisará de um Product Owner (gerente de produto) experiente na área digital. Você não tem essa figura na equipe? Contrate um serviço de assessoramento e consultoria! Empresas especializadas podem garantir um gerenciamento altamente profissional para sua startup, colocando à disposição dela especialistas que saibam trabalhar de forma ágil e inovadora.

Utilize assessoramento para o MVP

O Produto Mínimo Viável é de essencial importância dentro do ciclo Lean. O protótipo não pode ser testado se não estiver suficientemente apresentável, mas também não deve ser totalmente acabado (já que isso pode representar perda de tempo e dinheiro em algo que pode ser financeiramente inviável). Então, o segredo é saber o ponto certo! Não sabe como fazer isso? Busque ajuda profissional! Contrate uma empresa experiente, que ajudará sua startup o desenvolver um MVP que faça sentido para o mercado.

Saiba utilizar hipóteses e métricas

Você realizou todo o trabalho de pesquisa e construiu o protótipo de sua startup, atendendo aos dois primeiros passos do ciclo Lean (Aprender e Construir). Agora é hora de Medir. Para que o passo final seja efetivamente eficiente, é necessário saber trabalhar com hipóteses e métricas. Defina com precisão quais são as respostas que você busca para que possa medir corretamente. Lembre-se: esse momento é decisivo, já que por meio dos resultados obtidos será possível dizer se sua ideia possui, ou não, viabilidade. Portanto, se tiver dúvidas, não hesite e terceirize o serviço. Vai valer a pena com certeza!

Sua startup está desenvolvendo o ciclo Lean? Revele aqui quais estratégias você tem utilizado para otimizar os resultados! Queremos conhecer a sua história!

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.