Os 6 benefícios em terceirizar o desenvolvimento do sistema ERP

Para crescer de forma sustentável, toda empresa precisa ter eficiência na gestão. O controle do negócio, a tomada de decisões corretas mais rapidamente e o aumento da produtividade muitas vezes dependem da integração de dados e processos em um único sistema.

Sistemas ERP - Startup

Muitos empreendedores perceberam isso e já estão analisando a aplicação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) em seu negócio. Se você também concluiu que o crescimento da sua empresa depende de uma plataforma de software desenvolvida para integrar departamentos e automatizar serviços importantes, com certeza deve estar pensando se é melhor contar com um time in-house para desenvolver o sistema ou se o ideal é terceirizar, contratando uma empresa especializada.

Pois saiba que a terceirização possui muitas vantagens que vão além do baixo custo. A contratação de uma empresa de desenvolvimento em TI é muito indicada para projetos pontuais e envolve menos burocracia do que a contratação de talentos na área. Para sanar todas as suas dúvidas, elencamos aqui os seis principais benefícios em terceirizar o desenvolvimento do software ERP. Confira!

Redução de custos

Custo é sempre importante para a tomada de decisão, principalmente se o seu negócio é uma startup ou uma pequena empresa. Ao terceirizar o desenvolvimento do software, você não precisa selecionar e contratar funcionários para compor uma equipe específica — processos que geram custos como o pagamento de mais salários e benefícios e também encargos trabalhistas. Não será necessário também investir em treinamentos para capacitação em tecnologias novas ou na compra de mais equipamentos de hardware.

Soluções customizadas

Os sistemas ERP oferecem recursos que podem ser utilizados em qualquer tipo de negócio. Os softwares podem ser desenvolvidos para melhorar a gestão financeira, contábil, de clientes ou jurídica, controle de estoque e outras demandas específicas, como controle de frota ou prontuário eletrônico. Com a terceirização, a empresa prestadora do serviço mapeia seus processos organizacionais e consegue programar a melhor ferramenta de acordo com as necessidades da sua empresa.

Foco no core business

A coisa mais importante para você, deve ser desenvolver e melhorar produtos e serviços com foco no que o seu cliente quer e precisa, de forma eficiente e rápida. Neste sentido, a terceirização do desenvolvimento do software é uma forma de não comprometer o crescimento da atividade fim da sua empresa, nem sobrecarregar seus colaboradores com a criação dos sistemas ERP. Assim, sua equipe tem suas atenções voltadas apenas para o core business.

Retorno do investimento

Na medida em que o software é programado para atender às demandas específicas da sua empresa, ele vai aumentar a produtividade e permitir que sua equipe tome decisões mais assertivas, precisas e eficazes, garantindo o retorno da terceirização do desenvolvimento do sistema nos custos gerais do negócio em pouco tempo.

Equipe capacitada

Integrar os serviços e operações de uma organização demanda tempo, habilidades e conhecimentos específicos dos desenvolvedores, coisa que muitas vezes as empresas — principalmente as pequenas e médias — não têm. Mais do que entender dos processos internos do negócio, é preciso ainda estar atualizado em relação às tecnologias disponíveis no mercado.

Empresas que trabalham com soluções de TI atendem várias instituições, logo, conhecem diferentes tipos de processos e, por isso, podem sugerir inovações e a otimização do trabalho da sua corporação, eliminando rotinas ultrapassadas que podem predominar na sua empresa.

Atualização tecnológica

Para continuar oferecendo soluções tecnológicas de ponta e não perder seu espaço no mercado, as empresas que prestam serviços na área de TI estão sempre em busca da atualização tecnológica. Geralmente quando uma empresa conta com a sua equipe de TI interna, estas atualizações ocorrem de forma mais lenta, pois exigem contratação de novos funcionários, manutenção de servidores e equipamentos, o que causa um grande impacto na questão financeira da empresa.

Com essas dicas, com certeza será mais fácil tomar sua decisão.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.