Acesso FTP na Amazon usando sua chave privada (.pem / .ppk).

  Constantemente surge a dúvida de como copiar os seus arquivos para dentro de uma instância EC2 de modo que não seja via linha de comando, uma vez que a Amazon Web Services não possui um e endereço e usuário de FTP. A forma correta é que após inicializar a sua instância EC2, você terá a sua chave privada (Chave .pem / .ppk) e o endereço de acesso (Endpoint).

 

Para acessar a sua instância via SFTP (Secure File Transfer Protocol), é indicado que se utilize o FileZilla, para a configuração deste é necessário utilizar a chave privada, para fazer isso, você deverá abrir seu Filezilla e então abrir a área de “editar” → “configurações” → SFTP e então pressione o botão “Adicionar arquivo de chave” conforme imagem abaixo.

01

Após importar a chave, então vá em gerenciador de sites conforme a imagem abaixo. Lá você irá configurar os dados de acesso a sua instância.

02  Após isso, vá em novo site e então em Host insira o seu endereço de acesso, selecione o protocolo como SFTP, deixe como usuário: “ec2-user” e tipo de logon “Normal”. Então pressione o botão “Conectar”, conforme imagem abaixo.

03

Neste momento você já estará conectado a sua instância, porém, caso queira alterar o diretório de destino padrão vá na aba de avançado e configure conforme a imagem abaixo a qual está indicando que deverá ir para /var/www/html.

04
Este post é útil como guia rápido de apoio de como acessar sua instância via FTP da forma mais simples e segura possível.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos Especialistas Mandic Cloud, ficamos felizes em ajudá-lo.